domingo, 18 de abril de 2010

Pomba na avenida

Posted by Picasa

Dança quem sabe, beleza!!!

Posted by Picasa

Renato curtindo o Pomba

Posted by Picasa

Quem disse que ijexá não bota fogo na galera

Posted by Picasa

Beto Maravilha arrebentou na avenida

Posted by Picasa

Gerinaldo é fã do Pomba

Posted by Picasa

Galera da Imprensa

Posted by Picasa

Edson Borges

Posted by Picasa

Pola Ribeiro (IRDEB)

Posted by Picasa

A Mais Bela do Pomba Lidiane

Posted by Picasa

Muito Axé!

Posted by Picasa

Mari beleza e competência puxando o Pomba de Malê

Posted by Picasa

Mestre Chiclete comandou a Outra Banda

Posted by Picasa

Baianas da Irmandade da Boa Morte de São Gonçalo

Posted by Picasa

Frei Cal e esposa no Quilombola

Posted by Picasa

Ditinho coreografo presente no Quilombola

Posted by Picasa

Ala de dança "lindaaaaaaaaaa!!!!!!!!!"

Posted by Picasa

Representantes da Secult no Quilombola

Posted by Picasa

Princesas do Pomba

Posted by Picasa

A baianidade nagô do Pomba de Malê

Posted by Picasa

domingo, 11 de abril de 2010

TVE no 4º Concurso A Mais Bela do Pomba de Malê

Equipe da TVU esteve presente no 4º Concurso da Mais Bela do Pomba de Malê. A Rua Nova teve uma noite de gala durante a noite do dia 10 de abril, com o evento da escolha da rainha do afoxé Pomba de Malê, como acontece a varios anos o evento contou com a presença de personalidades ligadas a cultura e movimento negro de afro de Feira de Santana além de grande presença da comunidade da Rua Nova.

Tudo foi registrado pelo equipe da TVU que em acordo recente com a TVE, vai gerar imagens da Micareta para a TV Estatal. Tudo isso valoriza a cultura de Feira, e o estado da Bahia passa a conhecer um pouco da cultura da cidade. Nossos agradecimentos a Pola Ribeiro TVE e Márcio Meireles secretario de cultura do estado da Bahia pela sensibilidade de entender que a história e a cultura devem ser preservadas. Foram os cordões e blocos formados pelas lavadeiras e carroceiros que construiram a primeira Micareta do Brasil, e hoje pouco se lembram que foi na Rua Nova que tudo começou.

sábado, 10 de abril de 2010

4º Concurso A Mais Bela do Pomba


O Pomba de Malê já têm eleita sua nova rainha a jovem Leidiane Conceição Silva, junto com ela foram eleitas as duas princesas Aline Santos Barbosa e Suellen Thaiane Santos. O reinado de Leidiane se inicia na semana da micareta em que com certeza brilhará com as Pratas do Pomba tema do Afoxé Pomba de Malê no ano em que comemora o seu jubileu de prata. A sua história será contada nas avenidas João Durval Carneiro (Circuito Quilombola) e avenida Presidente Dutra (Circuito Maneca Ferreira) na próxima sexta-feira dia 16 de abril.
O Pomba vai pra avenida em busca do seu 6° título de campeã. Vamos todos cantar as pratas do Pomba, e invadir as avenidas!!!!

Foto das Campeãs

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ficha Técnica Micareta 2010

ASSOCIAÇÃO CULTURAL MOVIMENTO NEGRO AFOXÉ POMBA DE MALÊ

PROJETO ATIBA

Feira de Santana – Bahia



NOME DA ENTIDADE Associação Cultural Movimento Negro Afoxé Pomba de Malê, mais conhecido como Afoxé Pomba de Malê

HISTÓRICO Fundado em primeiro de fevereiro de 1985 o seu nome é uma homenagem a Dona Pomba, doadora das terras do Bairro Rua Nova aos seus moradores, e, a revolta dos negros malês ocorrida na Bahia no dia 25 de janeiro de 1835.

Desde a sua fundação o Afoxé Pomba de Malê já obteve os seguintes títulos nos desfiles de Micareta de Feira de Santana: 3º lugar em 1985 (ano da sua fundação); vice-campeão em 1986, 2007 e 2009; campeão em 1987; 1988; 1990; 1998 e 1999. A partir do ano de 2003 começa a ser desenvolvido o Projeto Atiba. Este projeto, são ações afirmativas educativas e sociais na comunidade da Rua Nova, como: curso preparatório para exames supletivos do ensino fundamental e médio; curso de noções de informática; oficinas de dança-afro, canto e percursão, capoeira xadrez e artes plásticas



TEMA 2010



As pratas do pomba



HISTÓRICO DO TEMA Neste ano de 2010, o Afoxé Pomba de Malê completa 25 anos de existência. Nascido no berço da cultura feirense no seu jubileu de prata não poderia de deixar de homenagear o seu nascedouro, como também, fazer uma auto homenagem. Justa, por ser uma trajetória de lutas e glórias. Lutas estas que sempre marcaram a sua história.

QUANTIDADE DE COMPONENTES 500 participantes

MÚSICA TEMA Título: As Pratas do Pomba

Esta música é uma composição e interpretação de Beto Maravilha que está acompanhado pela Outra Banda, banda de percussão do Pomba e da ala de canto formada por Mari do Chorinho, Dilla Costa, Rios e Nunes Natureza







MÚSICA TEMA



LETRA

AS PRATAS DO POMBA



UMA VIAGEM NO TEMPO

ME TRAZ DE VOLTA AO PASSADO

É O CHARME DO POMBA

QUE VAI SER REVELADO.



POMBA DE MALÊ, POMBA DE MALÊ

JÁ FOI CANTADO!

PODE MORAR, PODE MORAR

CARIMBADO E APROVADO! (2X) (REFRÃO)



JÁ CANTEI PARA OXUM, OXALÁ E XANGÔ

CULTUAMOS A BELEZA, DA DEUSA DO AMOR

DO PERFUME DE UMA FLÔR ANGELICAL

O NEGÃO TRAZ NA CINTA

UMA COBRA CORAL (2X)



POMBA DE MALÊ (REFRÃO)



VINTE CINCO ANOS, JÁ FAZ PARTE DA HISTÓRIA

E AS PRATAS DO POMBA

ESTAO GRAVADAS NA MEMÓRIA



(REFRÃO)



DONA POMBA ABENÇOOU

A RUA NOVA TEM ENERGIA

ATABAQUES E AGOGÔS

É A NOSSA FILOSOFIA.



(REFRÃO)



NECLEO GESTOR Manoel Aquino

Manoel Macedo

Mário Cezar Sales

Sergio Marques

Jacira Amorim

Renildo Souza

Priscila Santos

Sergio Ferreira

NÚCLEO

ARTISTICO Ala de Canto: Beto Maravilha, Mari do Chorinho, Dilla Costa, Rios e Nunes Natureza

Alas de Dança: Jussara Bacelar, Ditinho Santo Amaro e Nadinho do Congo

Instrutor de Percussão: Gilson Chiclete

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ESPORTES

Acontece nos dias 8, 9 e 10 de abril no Colégio Modelo, a 3ª Conferência Municipal de Esportes de Feira de Santana.

I SEMINÁRIO DE LUTAS SOCIAIS

 Está acontecendo desde do dia 7 de abril o I SEMINÁRIO DE LUTAS SOCIAIS, nas dependências do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), com organização do LABELU E APOIO DA UEFS.


Hoje dia 9 de abril no encerramento às 18h o grupo de Dança do Afoxé Pomba de Malê, Efeito Zumbi e Bando Farinha de Guerra se apresentam para o público presente no Seminário.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PARABÉNS JORNALISTAS!

Dia 07 de abril se comemora o dia do Jornalista. Esse profissional que leva informação de qualidade e imparcial a todos e apesar do STF tentar desmerecer a esses profissionais, nos do Pomba de Malê mais uma vez nos solidarizamos e parabenizamos a todos os profissionais que não se deixam intimidar e que querem um pais melhor. PARABÉNS JORNALISTA PELO SEU DIA!

O Ouro Negro Chegou

Provavelmente a contratação das entidades que serão contempladas com as verbas do Carnaval Ouro Negro vai acontecer na próxima terça-feira dia 12 de abril no Centro de Cultura Amélio Amorim, pelo representante e coordenador do carnaval da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) o sr. Edivaldo Bolagi.


Ontem dia 7 de abril Edivaldo Bolagi esteve em nossa cidade afim de receber o restante da documentação das entidades que ainda se encontravam pendentes. “Agora é encaminhar o nome das entidades contempladas para que sejam publicadas no Diário Oficial para a posterior contratação” afirmou Bolagi.

É o primeiro ano que acontece esse apoio, a partir de agora as entidades tem que se organizar para continuarem aptas a receber esse apoio. Vamos juntos fazer uma grande micareta. Muito axé e paz à todos.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

As crianças do Pomba de Malê

Ensaios do Pomba

Ensaios do Pomba de Malê


Todas as segundas, quartas e sextas-feiras às 19:30h na sede do Pomba de Malê que fica na Rua dos Bandeirantes, 49 no bairro da Rua Nova. Sempre com a presença de figuras conhecidas da Feira como: Beto Maravilha, Dila Costa, Rios, Nunes Natureza e os integrantes da banda do Pomba adulto e mirim.